O Brasil é um dos países que mais investem na agropecuária e um dos fatores que explica isso é a capacidade de garantir uma alimentação balanceada e saudável para os animais. Por isso, a nutrição animal, que é a ciência da formulação de dietas para animais que produzem alimentos e materiais não alimentares, é fundamental.
Mas o que é exatamente essa ciência? E a sua importância para a agropecuária? Continue a leitura que iremos explicar tudo sobre a Nutrição Animal para você.
O que é pode ser entendido como nutrição animal?
A Nutrição Animal é entendida como a ciência responsável pelos processos para formulação dos nutrientes contidos nos alimentos destinados aos animais domésticos destinados à produção. Esses processos são responsáveis por aumentar a eficiência da produção de alimentos e manter o valor nutricional dos alimentos de origem animal e o bem-estar do animal em si.
Com isso, deve-se considerar que todo alimento é baseado no teor de nutrientes, ou seja, na nutrição animal, os nutrientes devem ser pensados antes dos alimentos em si. Logo, se torna papel dos técnicos pensar nos nutrientes e nos alimentos que os integram.
Além disso, também cabe aos profissionais da nutrição conhecer as características e necessidades de cada espécie, pensando na nutrição mais completa que atende as necessidades de cada animal.
Somente alimentação não é suficiente
Com a nutrição animal, pode-se perceber um problema que nunca tinha sido pensado antes. Devido ao crescimento das necessidades das espécies e após os animais ganharem o status de produtores, passou-se a ter uma preocupação com os nutrientes ideais para cada espécie.
Logo, determinado alimento pode ser ideal para um animal, mas pode não ser nutritivo para outro. E isso se deve principalmente devido às necessidades nutricionais de cada animal. Por isso, os esforços dos pesquisadores da nutrição animal para encontrar um alimento que atenda as necessidades de cada animal, já que na nutrição animal a preocupação não é apenas alimentação, mas sim a nutrição.
Planejamento é fundamental
Como foi dito acima, os profissionais da nutrição animal, como nutricionistas e zootecnistas, utilizam conhecimentos científicos para formular dietas específicas para diferentes espécies. Dessa forma, não basta apenas fornecer os alimentos ao animal, é preciso fazer um planejamento.
Como cada espécie animal possui requisitos nutricionais específicos, um planejamento adequado permite fornecer uma dieta balanceada que atenda a todas essas necessidades. Com isso, os animais recebem os nutrientes necessários para seu crescimento, desenvolvimento, manutenção e reprodução.
Também vale destacar que uma dieta carente de nutrientes pode levar a problemas de saúde nos animais. Deficiências nutricionais podem comprometer o sistema imunológico, aumentando a susceptibilidade a doenças, além de causar distúrbios metabólicos, problemas reprodutivos e outras complicações.
As necessidades metabólicas dos animais
Dessa forma, é necessário entender a necessidade metabólica de cada animal, que irão variar a partir de certas variáveis, como:
- categoria animal;
- raça;
- tamanho;
- capacidade produtiva;
- capacidade reprodutiva;
- nível de produção;
- estágio de crescimento;
- ambiente.
Também é importante entender as funções da nutrição animal dentro do sistema produtivo. Continue lendo e saiba quais são!
Mantença
A mantença representa a quantidade mínima de cada nutriente para promover as funções básicas do corpo do animal. Estas funções podem ser a produção de energia para manter a temperatura corporal, a respiração do animal, o movimento mínimo e o reparo dos tecidos, órgãos e estruturas.
Crescimento
Para que um animal cresça e se desenvolva com saúde é necessário investir em nutrientes balanceados. Além disso, se torna mais importante o processo de crescimento se o animal for destinado a desempenhar alguma função conjunta, como trabalho ou lactação, já que o crescimento dele será pensado em prol dessas funções.
Reprodução
Pode não parecer, mas a nutrição de um animal afeta a sua reprodução. Animais muito obesos ou magro demais não conseguem ter eficiência reprodutiva. Por isso, é importante conhecer seu escore de condição corporal, que é controlado pela nutrição animal, para que se tenham melhores porcentagens de sucesso reprodutivo.
Trabalho
Ter os nutrientes necessários não ajuda apenas no crescimento do animal, mas também garante a energia, que por consequência irá garantir que a espécie consiga realizar o trabalho. Isso é importante principalmente para os animais que desempenham uma atividade conjunta.
Lactação
Em relação à prenhez, a demanda de nutrientes para a lactação é bem maior. Por isso, as fêmeas devem receber uma dieta alimentar que permita a maior ingestão de nutrientes, evitando que percam muito peso e tenham sua vida reprodutiva comprometida.
Engorda
Entre todas as necessidades, a engorda é uma necessidade menos importante. Por isso, na hora de formular a alimentação deve-se pensar que o corpo deve preencher todas as outras exigências e após isso, se preocupar com os nutrientes para a engorda.
Os nutrientes mais importantes para a nutrição animal
Assim como o corpo humano, a maneira mais usual dos animais obterem os nutrientes é através da alimentação. Por isso, ter um conhecimento em relação à alimentação do animal é importante para conhecer os nutrientes que estão presentes. Continue lendo e conheça os nutrientes mais importantes para a nutrição animal.
Orgânicos
O primeiro grupo são os orgânicos, que são subdivididos em energéticos, protéicos e vitamínicos. O grupo dos energéticos contém os lipídios (estrato etéreo), os carboidratos (extrativo não nitrogenado) e a fibra bruta (polissacarídeos). Já os proteicos são referentes às proteínas e o nitrogênio não protéico. E os vitamínicos são referentes às vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis.
Inorgânicos
Já o segundo grupo apesar de ser menor também é fundamental na nutrição animal, que são os inorgânicos. Este grupo é subdividido em sais minerais (macroelementos e microelementos) e a água.
Energéticos
O primeiro nutriente do grupo são os energéticos, que são responsáveis por fornecer energia para a manutenção de processos vitais. Além disso, a energia é necessária para o acúmulo de reservas para períodos de escassez de alimentos e proteção do organismo.
Proteicos
Já os protéicos são compostos por proteínas, que tem como função compor as estruturas do organismo dos animais, como o tecido muscular e os órgãos internos. Entretanto, deve-se lembrar que nenhuma proteína é totalmente completa. Logo, não há nenhuma proteína que consiga suprir as necessidades dos animais sozinha.
Vitamínicos
O grupo dos vitamínicos é representado pelas vitaminas, que são essenciais na nutrição dos animais. Eles têm uma estrutura de compostos nitrogenados, que são sintetizados pelo organismo e caso não estejam presentes, podem provocar diversos distúrbios.
Macro e microminerais
Já no grupo dos inorgânicos há os macro e microminerais. Os macrominerais são os minerais que o corpo necessita em grande quantidade, diferentemente dos microminerais, que o corpo necessita em pequenas quantidades.
Caso tenha gostado de saber mais sobre a Nutrição Animal, não deixe de acessar o blog da PigNutri para conhecer mais conteúdos!